segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cipatex® entrevista: Manuela Muller Beheregaray.


Hoje a Cipatex® entrevista a arquiteta Manuela Muller Beheregaray, que possui um escritório com o seu mesmo nome. Especializada em projetos elegantes e repletos de sofisticação, ela nos conta um pouco mais sobre este universo. Falando também sobre as suas apostas para as tendências na decoração e no mobiliário para 2015 e 2016. 




Cipatex®: Quais os seus principais projetos de arquitetura no momento? Nosso escritório trabalha com projetos de interiores comerciais, residenciais e corporativos. No momento estamos desenvolvendo projetos em diferentes etapas nos três segmentos. Não diferenciamos nossos projetos como principais ou não, para nós todos os projetos possuem a mesma importância e dedicação, independente do porte ou segmento.


Cipatex®: O que você prefere, projetos residenciais ou comerciais? Gosto dos dois, pois eles são totalmente diferentes. Os projetos comerciais são focados no negócio, nos seus clientes e na imagem que aquela marca quer passar. Possuem como premissas as sensações e experiências que o ambiente proporcionará, além de um orçamento disponível, assim como o tempo para elaboração e execução, já estão pré definidos pelo plano de negócio, exigindo que o projeto seja mais rápido e assertivo.
Já os projetos residências buscam a realização dos sonhos pessoais dos moradores, a concretização de um lar com todo o aconchego e beleza que cada pessoa escolhe para morar. Normalmente estes projetos têm um prazo e orçamento mais elásticos, pois para a realização de um desejo a pessoa se propõe a esperar um pouco mais se for necessário.


Cipatex®: Para você qual é a principal tendência de decoração para 2015? Acredito que 2015 será um ano de fortalecer e emplacar tendências já vistas em 2014, como por exemplo o forte uso da cor cinza, abrangendo toda a paleta, desde os tons claros até os escuros tipo chumbo. Por ser uma cor neutra, combina com tudo, madeiras, metais, couros, e todas as outras cores. Ela trás modernidade e valoriza qualquer ambiente, já é considerada o novo “preto”. Outra tendência forte é a dos metalizados, dourados e principalmente cobres, que aparecem com mais força em móveis, luminárias e objetos. Para a decoração, o estilo retrô e vintage estão em alta, esse resgate da história passa a ganhar mais espaço nos ambientes contemporâneos.


Cipatex®:Que obra gostaria de fazer por considerar que melhoraria a qualidade de vida das pessoas? Na verdade não seria uma obra, e sim melhorar a qualidade arquitetônica dos edifícios e imóveis comerciais executados atualmente na cidade de Porto Alegre. As construtoras e investidores priorizam os custos da obra, abrindo mão da estética, de novos conceitos, materiais e tecnologias, fazendo com que todas as edificações fiquem sempre com a mesma “cara”, ou seja, uma arquitetura simplória, que desvaloriza o legado deixado para a nossa cidade. A boa arquitetura valoriza a cidade como um todo, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário